Bronislaw
Malinowski:
“[...]
Malinowski proclamava-se criador de uma disciplina acadêmica inteiramente nova.
Toda uma geração de seus adeptos se criou na convicção de que a Antropologia
Social tinha começado em 1914, nas Ilhas Trobriand”. (pág. 11)
“[...]
Os funcionalistas apossaram-se da ‘sociologia’ mas abandonaram a ‘referência
especial à história primitiva de...’ que fora a marca registrada dos
evolucionistas. Eles também rejeitaram não só o difusionismo mas toda a
iniciativa de natureza etnológica [...].” (pág. 14)
“[...]
A característica fundamental da Antropologia britânica nas primeiras duas
décadas do século foi uma atitude cautelosa e cética perante qualquer
formulação teórica bombástica, fosse ela evolucionista ou difusionista.” (pág.
15)
“Houve também a contra-influência de Durkheim
e da sua Escola de Paris, a qual atraíra as atenções de Radclife-Brown e de
Marett antes da I Guerra Mundial e que continuou a influenciar os ‘antropólogos
sociais’ britânicos. As teorias de Durkheim foram particularmente influentes no
estudo da religião, na medida em que divergiam tanto dos interesses
difusionistas [...]. (pág. 15)
“[...]
Malinowski proferiu conferências sobre ‘Religião primitiva e diferenciação
social”, as quais, tal como as suas monografias polonesas, refletiam uma
orientação durkheimiana e, em particular, um interesses todos especial pelo
trabalho de Durkheim sobre totemismo australiano.” (pág. 23)
“O
pesquisador de campo deve também observar as realidades da ação social, aquilo
a que Malinowski chamou os imponderáveis da vida cotidiana, registrando
minuciosamente as suas observações num diário etnográfico especial.” (pag. 27)
“São
três os temas centrais em todas as suas monografias. Em primeiro lugar, os
aspectos da cultura não podem ser estudados isoladamente; devem ser entendidos
no contexto de seu uso. Em segundo lugar, nunca podemos confiar nas regras ou
na descrição de um informante a respeito da realidade social; as pessoas dizem
sempre uma coisa e fazem outra.” (pag. 37)
“Malinowski trouxe um novo
realismo para a Antropologia Social, com sua percepção aguda dos interesses
reais subentendidos no costume e suas técnicas radicalmente novas de
observação. Radcliffe-Brown, por sua vez, introduziu a disciplina teórica da
Sociologia francesa e veio em ajuda dos novos pesquisadores de campo com uma
bateria mais rigorosa de conceitos. Ele também estabeleceu vários centros novos
para a ciência. Três anos mais velho do que Malinowski, sobreviveu-lhe onze
anos e dele tomou a liderança da Antropologia Social britânica no final da
década de 1930.” (pág.51)
Radcliffe
Brown
“[...]método analítico; no que dizia respeito
à pesquisa de campo, contetou-se em descrever o trabalho como um estudo de
aprendizado, e apoiou-se maciçamente nos relatos etnográficos de um antigo
residente das ilhas[...].” (pág. 58)
“Mais tarde, foi convertido
ao ponto de vista durkheimiano de que o significado e a finalidade dos costumes
devem ser entendidos em seu contexto contemporâneo [...].” (pág. 58)
“A forma estrutural está
explicita em “usos sociais”, ou normas sociais, os quais se reconhece
geralmente como obrigatórios e são largamente observados. Portanto, esses usos
sociais tem as características dos “fatos sociais” de Durkheim, mas
Radclife-Brown insistiu, uma vez mais, em que eles não eram deduzidos mas
observados. Um uso ou norma social “não é estabelecido pelo antropólogo ... é
caracterizado pelo que as pessoas dizem sobre as regras numa dada sociedade e
pelo que fazem a respeito delas.” Pg. 69
“A característica predominante da obra madura de Radcliffe-Brown é a sua
obstinação. Expôs e definiu vezes sem conta a sua visão da Sociologia como uma
espécie de ciência natural e, por conseguinte, contrária às reconstruções
conjeturais. Volvia constantemente aos mesmos problemas: totemismo e culto dos
ancestrais; terminologias de parentesco, relações avunculares e relações de
brincadeira; e as leis.” (pág. 82)
e com informações mais completas segue em anexo um fichamento com mais informações sobre as fontes teóricas de Malinowski e Radcliffe Brown
e com informações mais completas segue em anexo um fichamento com mais informações sobre as fontes teóricas de Malinowski e Radcliffe Brown
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